quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Combate ao mosquito da dengue


19/01/2013 15h12 - Atualizado em 19/01/2013 15h12

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue em Maceió

Oito bairros da capital apresentaram altos indícies de infestação.
Os agentes trabalham no sábado para encontrar os moradores em casa.

Fabiana De MutiisDo G1 AL
Comente agora
combate a dengue (Foto: Fabiana De Mutiis/G1)Agente de combate à dengue na Ponta Verde
(Foto: Fabiana De Mutiis/G1)
As equipes do Programa de Combate à Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, percorrem, neste sábado (19), bairros como Ponta Verde, Pajuçara, Mangabeiras, Chã da Jaqueira, Chã do Bebedouro, Centro e Guaxuma, para tentar reduzir o índice de infestação do mosquito transmissor da doença.
No bairro da Ponta Verde a ação dos agentes foi nos condominíos. "Estamos fazendo as visitas no fim de semana porque muitos moradores trabalham durante a semana e fica difícil entrar nos aparatamentos", diz Manoel Araújo Coordenador do Programa de Combate à Dengue.
Mas nem todo mundo está em casa. A agente Maria Joseane Oliveira só pela manhã visitou 34 apartamentos, dos quais apenas 6 estavam abertos. Em um deles, ela encontrou larvas. "Tinha um depósito com equipamentos de aquário de molho, segundo o morador estava lá há uma semana e já tinha várias larvas do mosquito", expôs.
Já a agente Celma Maria da Silva teve mais sorte. Ela foi recebida por 12 moradores e em nenhum apartamento foram encontrados larvas do mosquito transmissor da dengue. "Muitos moradores estão viajando ou mandam dizer ao porteiro que não podem atender, mas os que atenderam foram legais".
A maior dificuldade do trabalho dos agentes é conseguir entrar nas casas e apartamentos."Não são todos, mas a maioria tem medo de deixar a gente entrar. Quanto maior o número de imóveis visitados, maior é a prevenção", diz Almir Perciano, agente de combate à dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário